.:: TEAM BAIA - Competição & Organização ::.

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

VICTOR AZEVEDO ELEVA A FASQUIA PARA O INTER MUNICÍPIOS

Repetindo a sua presença no Troféu Inter Municípios, Victor Azevedo vai em 2015 encarar esta competição com maiores ambições. Navegado por Marco Campos, o piloto da Famasoundsport irá disputar 8 provas do troféu ao volante de um competitivo Renault Megane F2000.
 
Victor Azevedo foi uma das presenças constantes no CIN 2014. Ao volante de um Toyota Corolla T-Sport, o piloto procurou evoluir e ganhar ritmo competitivo, num ano em que os objectivos passaram sobretudo por ganhar experiência e desfrutar do prazer de correr.
Para este ano, a aposta é mais ambiciosa. Victor Azevedo irá apresentar-se à partida da competição promovida pelo Team Baia apontando como metas o pódio na classe e um lugar no top 10: "Por motivos profissionais não poderei estar na prova de abertura em Valpaços, mas a partir do segundo rali vou marcar presença assídua no troféu. Este ano irei pilotar um Renault Megane F2000, um carro rápido e competitivo, com características que me permitem aspirar a bons resultados. O Megane tem caixa sequencial Sadev e electrónica Magnetti Marelli, entre muitas outras melhorias relativamente ao anterior Toyota. Pude já testar no ultimo CAM Rali Festival e fiquei muito agradado com o seu comportamento. Julgo que me adaptei bem à maquina e acabei por conquistar o 2º lugar na classe, o que nos abre boas perspectivas para esta temporada e nos deixa a motivação em alta. Espero por isso divertir-me, andar rápido e terminar os ralis com bons resultados especialmente na nossa classe" afirma.
Marco Campos voltará a ser o navegador do piloto famalicense nesta temporada. O jovem navegador não esconde as expectativas numa temporada muito positiva: "Espero que este ano possa ser melhor e que consigamos lutar pelos primeiros lugares da classificação geral, mas sobretudo na classe. O carro é bastante diferente do que estou habituado, bastante rápido e penso que será um bom aliado na luta por resultados de relevo. Tentarei dar o meu melhor e ajudar o Victor a conquistar os nossos objectivos para este ano."
Além da presença no Inter Municípios, a dupla poderá também marcar presença em mais algumas provas. "Vamos também tentar alinhar em algumas Super Especiais ou num ou outro rali fora do CIN, estando a ponderar a nossa presença no Rali Cidade de Guimarães", refere Victor Azevedo, que não esquece os agradecimentos: "quero agradecer à Famasoundsport, Stones Club, Bestaudio, Bisconde Restaurante e Mscfotorali pelo apoio bem como ao meu mecânico Nuno Paredinha e claro, ao meu navegador Marco Campos."
O programa desportivo de Victor Azevedo e Marco Campos inicia-se a 19 de Abril, com a dupla a apresentar-se à partida do Rali Gondomar é d'Ouro.
 

FILIPE OLIVEIRA E LUIS BOIÇA COM O PÓDIO NO HORIZONTE

Mantendo-se fieis ao habitual Renault 5 GT Turbo, Filipe Oliveira e Luis Boiça vão este ano manter-se no Campeonato Inter Municípios Norte. Sem grandes orçamentos disponíveis, a dupla espera conseguir rodar a um ritmo que permita a discussão pelos lugares do pódio na classe.
 
Tendo alinhado no CIN já em 2014, Filipe Oliveira considera ter sido um ano muito positivo. O piloto apoiado pela Optica Olhar de Lince, Megapeças,  Brugo Design Studio, Auto Mapusi e Corktale refere que "Terminamos todos os ralis disputados sem qualquer problema com excepção de Alpendurada, onde optamos por parar. O Renault 5 GT Turbo voltou a ser um forte aliado na fiabilidade graças ao excelente trabalho do Sr. Mário da Auto Mapusi, pelo que a nossa confiança em prova aumentou substancialmente e no final do Campeonato pudemos festejar o 3º lugar na Classe IV (para veículos com cilindrada superior a 2000cc)."
Para este ano a aposta recai na presença em 5/6 provas do CIN, podendo Filipe Oliveira alinhar também em algumas provas do Campeonato FPAK de Ralis Norte. O piloto do Porto afirma que acima de tudo "tentaremos andar o melhor que pudermos e soubermos e se na parte final do campeonato CIN estivermos em situação de discutirmos um lugar no pódio  da classe tentaremos não desperdiçar a oportunidade à semelhança do que aconteceu na época passada embora tenhamos a noção de que repetir o resultado de 2014 será bastante difícil pelo facto de corrermos com um carro com motor Turbo, o que nos coloca na divisão da competitiva "armada BMW."
Questionado sobre os motivos que o levaram a repetir a presença no CIN, Filipe Oliveira não esconde que os baixos custos inerentes a esta competição são uma das razões principalmente para uma equipa pequena e com orçamentos reduzidos, mas o piloto faz questão de ressalvar "a competitividade e bom ambiente existente bem como o excelente trabalho que o Team Baia e os clubes organizadores desenvolvem em prol desta competição dedicando sempre grande atenção aos concorrentes" conclui.
O Campeonato Inter Municípios Norte terá o seu início a 4 de Abril com a realização do Rali Rota do Folar.
Actualizado em Terça, 24 Fevereiro 2015 22:49
 

Calendário Desportivo 2015

Calendário Provisório:

 

1º CIN - Rali Rota do Folar - 4 Abril - Vilarandelo

2º CIN - Rali Gondomar é d'Ouro - 19 Abril - Gondomar

Extra - Cavalões em Festa - Evento de Promoção do Associativismo - 25 / 26 Abril - Famalicão

Extra - Especial Sprint BVF 125 Anos (Nocturno) - Famalicão - 30 Maio 2015 (Famalicão)

3º CIN - Rali União de Alpendurada - Marco de Canaveses - 06 / 07 Junho

4º CIN - Rali Montelongo - 21 Junho - Fafe

5º CIN - Rali Sprint BVF 125 Anos Famalicão - 18 / 19 Julho - Vila Nova de Famalicão

6º CIN - Rali Pedras Salgadas - 1 Agosto - Pedras Salgadas

7º CIN - Rali Munícipio de Mesão Frio - 29 - 30 Agosto - Mesão Frio

8º CIN - Rali Vouzela Constálica - 26 - 27 Setembro - Vouzela

9º CIN - Rali de Barcelos Vinho Verde - 11 Outubro - Barcelos

Atualizado a 16 Fevereiro de 2015

Actualizado em Terça, 24 Fevereiro 2015 21:43
 

CAMPEONATO INTER MUNICÍPIOS NORTE 2015 FOI APRESENTADO

A Junta de Freguesia de Cavalões, em Vila Nova de Famalicão, foi o palco escolhido pelo Team Baia para a apresentação oficial do Campeonato Inter Municípios Norte, um evento que reuniu equipas, clubes organizadores e FPAK e onde foram revelados os detalhes desta competição para o presente ano.
 
Tendo como principal destaque as provas e datas que vão compor o CIN 2015, neste evento foram abordados alguns temas de extrema importância para os ralis, nomeadamente as questões de segurança. Tomando a palavra, o Dr. Paulo Campos, em representação da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, fez questão de realçar a importância que o aspecto da segurança tem tanto para os participantes como para o público, alertando que nenhum praticante da modalidade deverá facilitar minimamente nestas questões e que todos deverão ter especial cuidado na preparação das suas viaturas. O mesmo dirigente não quis deixar de manifestar a total disponibilidade que a FPAK oferece no sentido de esclarecer todas as questões que possam surgir por parte das equipas, tanto ao nível técnico como ao nível legislativo. 
Pelo mesmo discurso alinhou um dos comissários técnicos que habitualmente acompanha as provas do CIN alertando para os cuidados a ter na preparação de um veículo de competição e colocando-se igualmente à disposição de todos para ajudar a compreender regulamentos e a dissipar dúvidas que a sua compreensão possa levantar.
Do ponto de vista desportivo, a apresentação do CIN 2015 contou com a presença dos Clubes que vão dar corpo aos 9 ralis do campeonato cabendo a cada um dos representantes a apresentação sucinta do que será cada uma das provas, algumas das quais a prometerem novidades relativamente a anos anteriores.
O campeonato terá o seu início com a realização do Rali Rota do Folar, uma prova que seguirá o formato habitual de 2 troços com dupla passagem, seguindo-se o Rali Gondomar é d'Ouro que a exemplo da prova de abertura, não irá sofrer grandes alterações. A terceira ronda do campeonato será o Rali União em Alpendorada, uma prova que este ano promete novidades com a inclusão de uma nova classificativa. Segue-se o Rali Montelongo havendo a possibilidade deste rali sofrer grandes alterações, estando a Demoporto ainda em fase de planeamento de um novo traçado, embora a repetição do habitual troço de Montim esteja também em cima da mesa.
A 18 e 19 de Julho terá lugar o Rali BV Famalicão, estando previsto novamente a realização da Super Especial de Fradelos a abrir o rali, podendo esta prova receber igualmente um novo troço, embora essa seja para já apenas uma possibilidade remota. Confirmada está a realização da habitual classificativa de Fradelos / Calendário.
A segunda metade do campeonato abre com uma das estreias da época. Realizando-se este ano pela primeira vez, o Rali Pedras Salgadas promete um traçado de grande nível num formato de dupla passagem por duas classificativas. O Rali Pedras Salgadas terá lugar no dia 1 de Agosto. No final do mês de Agosto, o CIN desloca-se até à região do Douro para disputar o Rali Município de Mesão Frio.  A prova terá inicio com a super especial, na noite do dia 29, disputando-se no dia seguinte as duas classificativas habitualmente utilizadas e que serão percorridas por duas vezes.
A segunda novidade da época será o Rali de Vouzela / Constálica, uma prova que ingressa pela primeira vez no CIN. Com a organização a cargo do Gondomar Automóvel Sport, o Rali de Vouzela será composto por uma Super Especial e mais dois troços com dupla passagem cada.
A encerrar a temporada, o Rali Vinho Verde - Barcelos, prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho e que pontuará também pela primeira vez para o CIN irá propor aos concorrentes um traçado composto por 2 classificativas que serão repetidas uma vez.
Além das nove provas pontuáveis para o CIN 2015, o Team Baia, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresentou em primeira mão uma inédita Super Especial nocturna a realizar no centro do município. Apesar de não terem sido apresentados todos os seus detalhes, esta prova promete ser inovadora e atrair uma grande massa humana às ruas famalicenses.
O calendário completo do CIN 2015 fica assim ordenado:
 
1- Rali Rota do Folar - 4 de Abril - Vilarandelo, Valpaços
2- Rali Gondomar é d'Ouro - 19 de Abril - Lomba, Gondomar
3- Rali União - 6 e 7 de Junho - Alpendorada, Marco de Canaveses
4- Rali Montelongo - 21 de Junho - Fafe
5- Rali 125 Anos dos BV Famalicão - 18 e 19 de Julho - Fradelos, Famalicão
6- Rali Pedras Salgadas - 1 de Agosto - Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar
7- Rali Município de Mesão Frio - 29 e 30 de Agosto - Mesão Frio
8- Rali Constálica/Vouzela - 26 e 27 de Setembro - Vouzela
9- Rali de Barcelos/Vinho Verde - 11 de Outubro - Barcelos
 
Prova Extra:
Super Especial Sprint 125 Anos dos BV Famalicão - 30 de Maio - Famalicão
 

FERNANDO SANTOS E NUNO ALVES: APOSTA NA CONTINUIDADE E EVOLUÇÃO

A temporada de 2014 assistiu ao nascimento de uma nova equipa. Integrada no Campeonato Inter Municípios Norte, a dupla Fernando Santos / Nuno Alves concretizou a participação em ralis a bordo de um competitivo Toyota Yaris conquistando o vice-campeonato da Classe I logo no ano de estreia.
Para este ano, a F-Santos Rally Team voltará a apostar no CIN de modo a dar continuidade à sua evolução e aprendizagem, tentando sempre procurar os melhores resultados possíveis.
 
Fernando Santos afirma que este ano "quero continuar a evolução de aprendizagem. Vamos tentar fazer todas as provas do CIN 2015 novamente com o Yaris sendo esta a nossa principal aposta e tentar concluir todas as provas."
Para o piloto de Gondomar, a aposta no CIN prende-se sobretudo pelo facto de ser "um campeonato bem pensado e acessível pois os custos mais baixos tornam-no apetecível aos pilotos que se querem iniciar na modalidade" enaltecendo também o excelente ambiente vivido nas provas, bem como o trabalho realizado pelo promotor Team Baia "pois faz com que seja mais simples a comunicação entre pilotos e organizadores", realça.
Sobre os objectivos para esta época, Fernando Santos espera"terminar as provas ás quais nos iremos propor a realizar e tentar obter o melhor resultado possível", adiantando que a equipa espera "pelo menos repetir os resultados conquistados em 2014 o que seria muito positivo."
Fernando Santos e Nuno Alves vão este ano contar com o apoio de  M.Santos e Costa Lda- Industria de Ourivesaria; Fabior- Fabricação de malhas em ouro; Petronio Lda- Industria de ourivesaria; Auto Pneus D. Miguel; A Ciganinha; ZOOMMOTORSPORT; BV MOTORS, Comercio de Automóveis; Fabrica de Moveis S. Crispim; Campelomotorsport e Auto Jorge Moreira esperando a dupla poder confirmar em breve mais alguns patrocinadores.
Actualizado em Domingo, 22 Fevereiro 2015 21:22
 

CARLOS PIRES E EDGAR PEREIRA REPETEM PRESENÇA NO CIN

Depois de serem uma das equipas em evidência durante o ano de 2014, Carlos Pires e Edgar Pereira vão este ano apostar novamente no Campeonato Inter Municípios Norte. Mantendo-se fiel ao Peugeot 206 GTi com as cores da Recitâmega, a dupla aponta para os primeiros lugares da classe como objectivo.
 
Como nos conta o navegador Edgar Pereira "o nosso programa desportivo para este ano é marcar presença no CIN. Queremos continuar a evoluir e a presença no Inter Municípios vai servir para melhorarmos enquanto equipa criando um maior entendimento entre piloto e navegador e também progredindo no nosso ritmo de competição."
A dupla marcou presença neste campeonato em 2014 tendo concluído o ano com o 3º lugar na classe. Edgar Pereira afirma ter sido "um ano positivo pois conseguimos estar em luta pelo 1º lugar mesmo tendo falhado a presença em 3 ralis. Ainda assim conseguimos uma classificação que nos deixou satisfeitos."
Perante o demonstrado na época transacta, a dupla olha para a presente temporada com maior confiança: "Para este ano o objectivo passa por lutar pelo título na classe, tentando prova a prova rodar dentro do "top 10" da classificação geral. Além do CIN estamos também a pensar participar em alguns ralis extra campeonato, sempre tendo como meta a nossa evolução, já que no futuro, os nossos planos passam por dar o salto para os regionais ou mesmo o Campeonato Nacional" conclui o navegador.
 

ANDRÉ MOREIRA EM BUSCA DO BI-CAMPEONATO

Campeão em título da Classe I no Campeonato Inter Municípios Norte 2014, André Moreira promete voltar a marcar presença nesta competição para a presente temporada.
 
Navegado por Sílvia Carmo, o piloto do Toyota Corolla espera reunir orçamento para disputar a totalidade das provas do CIN, mantendo os objectivos que traçou em 2014. Nas palavras do piloto "os planos para este ano passam por marcar presença em todo o campeonato, embora estejamos sempre dependentes do orçamento que a equipa consiga viabilizar. Queremos participar pelo prazer de correr, pela diversão, mas também com a preocupação de proporcionar aos nossos patrocinadores o merecido retorno publicitário. Logicamente, estando inseridos num campeonato competitivo, ambicionamos amealhar o máximo de pontos possíveis prova a prova para que possamos obter também a melhor classificação possível. Esperamos não ter nenhum percalço com a viatura e continuar a acreditar na sua fiabilidade."
Sobre a sua presença no CIN, André Moreira destaca "o salutar ambiente existente entre equipas e organização. 2014 foi para nós um ano muito positivo em que tudo correu da melhor forma. Recordo os excelentes ralis com paisagens formidáveis, uma competição saudável e que para nós terminou com "a cereja no topo do bolo" que foi a obtenção do título.". O piloto adianta ainda que a opção de participar no CIN é a mais lógica tendo em conta a relação de custo / benefício: "O CIN continuará a ser este ano o campeonato mais acessível e consequentemente uma das competições de maior impacto, tanto pelo numero de participantes, como pela grande moldura humana que cada rali atrai." 
Para este ano, a equipa não irá sofrer alterações de vulto. André Moreira voltará a apostar no mesmo Toyota que o levou ao título sendo mais uma vez navegado por Sílvia Carmo. A dupla continuará integrada na estrutura da FAGI Competições.
Actualizado em Segunda, 16 Fevereiro 2015 20:57
 

CARLOS FIGUEIREDO: "LEVAR DATSUN 1200 A LUGAR HONROSO NO CIN"

O piloto da Póvoa de Varzim Carlos Figueiredo irá este ano voltar à estrada marcando presença em algumas provas do Campeonato Inter Municipios Norte. Navegado por Armando Figueiredo, o piloto pretende colocar o seu Datsun 1200 numa posição honrosa entre os clássicos.
 
Tendo sido uma das presenças regulares nesta competição em 2014, Carlos Figueiredo volta a encarar o Inter Municípios Norte sem grande pressão de resultados. Como nos conta o piloto "não entramos nos ralis a pensar em altos vôos. Sabemos das nossas limitações e dos poucos meios que temos e alinhamos nos ralis sobretudo para podermos desfrutar do prazer de correr. Tendo em conta esses factores, o nosso objectivo é chegar ao final do campeonato com uma classificação que nos dê a sensação de dever cumprido."
Para este ano, a aposta volta a ser o bem conservado Datsun num programa desportivo que passará pela disputa de algumas provas. "A nossa escolha pelo CIN prende-se pelo acto de ser uma competição acessível e com bastante dinamismo. A proximidade das provas com a nossa área de residência também ajuda a um maior controlo dos custos"
No entanto, na óptica do piloto poveiro há alguns aspectos que poderiam ser melhorados: "Não concordo com a realização de ralis em 2 dias por causa das Super Especiais. Além de se evitar o notório aumento das despesas, julgo que seria benéfico realizar a totalidade dos ralis num único dia iniciando as provas um pouco mais cedo de modo a libertar mais tempo para as equipas regressarem no final das provas. 
A disputa dos ralis ao domingo acaba por prejudicar o descanso dos participantes que fazem desta modalidade um hobbie e que têm de enfrentar logo a seguir a semana de trabalho. "
A terminar, Carlos Figueiredo faz ainda questão de realçar e agradecer "o trabalho dedicado de toda a equipa do Team Baia e do seu líder Sérgio Aguiar, sempre incansável e acessível a prestar todo o apoio às equipas."
Actualizado em Domingo, 15 Fevereiro 2015 19:28
 

RUI FIGUEIREDO COM MAIORES AMBIÇÕES NO CIN 2015

Será ao volante de um Peugeot 106 que Rui Figueiredo volta este ano a disputar o Campeonato Inter Municípios Norte. Para o piloto da Póvoa de Varzim, a nova época é encarada com grande expectativa e entusiasmo, sendo que o grande objectivo é lutar pela vitória na Classe I.
 
Tendo sido uma presença assídua no CIN em 2014, Rui Figueiredo resume a sua participação como sendo uma temporada atípica. O piloto recorda em jeito de balanço que "Na época passada partimos com grandes expectativas e a pensar que seria uma época de estabilidade. No entanto pouco depois tudo se alteraria. Alguns problemas com a preparação do carro obrigaram-nos a desistências e maus resultados (no Rota do Folar nem chegamos a arrancar), sendo que após 3 ralis desanimadores optamos por trocar de carro e preparador.Passei também a ser navegado pelo Rui Daniel Vilaça, o que provocou um normal período de adaptação, Assim, os bons resultados foram surgindo apenas no final da época, estando já o campeonato resolvido (e bem!), a favor do André, a quem desde já aproveito para dar os parabéns publicamente.
Quero também dar os parabéns ao Fernando Santos e ao Vitor Hugo Oliveira pelo campeonato que ambos realizaram. Penso que a Classe I foi sem sombra de dúvida a mais disputada e com mais emoção até ao final do campeonato e espero que este ano estejamos de novo os quatro à partida."
Para esta nova época a aposta recai no Peugeot 106 com o qual Rui Figueiredo e Rui Daniel Vilaça disputaram a fase final da época passada, esperando a dupla poveira ter argumentos para lutar pelas vitórias na Classe I sempre tendo como objectivo alcançar o título no final do ano. A dupla do Peugeot voltará a contar com"com o apoio incondicional da Imobiliária EntrePortas e IRV Têxtil. Este ano teremos também o apoio da CF...03p gabinete de arquitectura e projectos, que se juntou a nós para esta época. Conto também com o apoio da Norte Litoral TV, OriginalSquare Decorações, Kiber SurfShop e mscfotorali, parceiros e amigos que nos acompanham já há algum tempo", refere o piloto.
Além do factor competição, Rui Figueiredo destaca também "o espírito vivido neste campeonato de camaradagem e amizade faz do CIN uma grande família, que faz inveja a muitos outros campeonatos e equipas. Assiste-se também de ano para ano a uma melhoria significativa do parque automóvel, o que também dá maior relevância e competitividade ao campeonato. Julgo que o CIN é a competição que mais se enquadra com a realidade do país e da maioria dos concorrentes, quer a nível das provas (fáceis de treinar e ralis curtos), quer a nível de custos.
Aproveito também para endereçar os parabéns ao Team Baia por tudo o que fez até hoje e por nos proporcionar mais uma época de ralis em 2015. Parabéns também à grande família dos pilotos e equipas que ano após ano fazem o CIN, porque só esta união entre todos vai permitir estarmos na prova que marcará o início do CIN2015", conclui o piloto.
Actualizado em Quarta, 11 Fevereiro 2015 20:22
 

MARTA NEVES QUER LUTAR PELO TÍTULO NO CIN

Presença habitual nas provas do Campeonato Inter Municípios Norte, Marta Neves aponta para o título na Taça das Senhoras nesta época em que além do CIN, pretende participar no novo troféu "Ladies Rally Trophy".
 
Em jeito de balanço, a piloto começa por falar de 2014 como um ano bastante positivo: "Apesar de sofrermos alguns percalços ao longo da época que nos impediram de terminar alguns ralis, o ano passado foi bastante positivo, já que a regularidade permitiu que eu e a Cristiana chegássemos ao final do ano com o título de vice-campeãs na classe. Obviamente que este resultado nos deixou muito satisfeitas e com vontade de melhorar."
Assim, Marta Neves voltará a apostar no Campeonato Inter Municípios referindo que "além de ser um campeonato muito bem disputado, existe um ambiente fantástico entre os concorrentes e organização. Esta é uma competição que reúne sempre um numeroso público possibilitando maior retorno aos seus participantes e patrocinadores, sendo esse também um factor bastante motivante para repetir a nossa participação."
No entanto, a piloto salienta que "o projecto para 2015 é ainda um pouco prematuro pois ainda não se encontra totalmente reunida a totalidade do orçamento. Desta forma não nos é possível avançar concretamente em que moldes iremos participar ou qual será o carro a utilizar, mas em todo o caso os planos desportivos passam por disputar a totalidade das provas do CIN com um objectivo claro: melhorar o resultado conseguido em 2014. Caso os apoios nos permitam, queremos realizar a totalidade do campeonato para tentar vencer a Taça das Senhoras."
A época desportiva de Marta Neves teve já início com a presença no 8º CAM Rali Festival e a piloto irá igualmente marcar presença na prova de abertura do "Ladies Rally Trophy".
 

CAPELA MORAIS: "O PLANO DESPORTIVO PARA 2015 VAI SER REDUZIDO"

O piloto bracarense Capela Morais vai este ano  voltar a marcar presença nos ralis de forma esporádica e aleatória, apostando na presença em provas do CIN e das "Series CAM Festival". Mantendo-se ao volante do competitivo e fiável Skoda Fabia RS, Capela Morais revela-nos um pouco do que será a presente temporada.
 
Num ano em que a diversão foi a tónica dominante, o piloto começa por referir que o ano de 2014 foi um ano muito bem disputado na classe Diesel: "2014 foi uma época muito engraçada (temos que ressalvar os graves incidentes que são de lamentar) onde recuperamos algum ritmo de corrida e afinamos o carro. A diversão foi uma tónica dominante em todas as provas que fizemos. A classe Diesel onde corremos foi muito disputada e ganha com muita categoria pelo Hyundai Getz muito bem conduzido pelo Manuel Fernandes."
Para este ano, Capela Morais refere que os planos desportivos da equipa não serão muito ambiciosos. A difícil conjuntura económica aliada aos poucos apoios para a prática da modalidade condicionam  a temporada pelo que os objectivos serão muito semelhantes aos de 2014: "Tenciono participar no CIN 2015, fazer as provas do CAM sendo elas ralis ou a rampa da Falperra e pontualmente uma prova extra que pelas suas características me possa parecer atractiva."
Sem grandes meios técnicos e humanos para poder pensar em objectivos ambiciosos, o piloto afirma que "O Campeonato CIN reúne um conjunto de provas engraçadas e económicas que aliadas ao numeroso grupo de concorrentes, o torna muito disputado. Esta época, tencionamos divertir-nos, conviver, fazer ainda mais amigos e dar o nosso máximo de forma a ficar o mais bem classificado possível." 
A terminar, o piloto não deixa enviar um forte agradecimento a toda a equipa do Team Baia pela dedicação e profissionalismo colocado na realização desta competição, mas, em jeito de sugestão, refere que as provas para este ano deveriam realizar-se ao sábado pois "O domingo para mim é uma grande condicionante pois gosto de o reservar à minha família que é o mais importante na minha vida."
A temporada de Capela Morais começou já com a participação no 8º CAM Rali Festival, uma prova em que o piloto, navegado por Marta Neves, obteve um meritório 25º posto final, vencendo entre os Diesel.
 

RICARDO OLIVEIRA, CAMPEÃO DO CIN 2014 EM ENTREVISTA

Vencedor absoluto do Campeonato Inter Municípios Norte em 2014, Ricardo Oliveira vai este ano dar continuidade à sua participação nesta competição, mas para o piloto da Maia, 2015 será também um ano de novas experiências, estando em estudo um programa desportivo que deverá incluir alguns ralis de terra.
Em entrevista, o piloto do Mitsubishi Lancer Evo 6 resume-nos um pouco daquilo que foi a época passada abordando algumas questões pertinentes nos ralis sprint, e revela-nos os seus planos para a presente época.
 
Em 2014 alcançaste o título de Campeão Absoluto no CIN, um resultado que certamente vos deixou muito satisfeitos. Que balanço podes fazer da época?
2014 foi um ano quase perfeito, era nossa intenção participar em apenas 4/5 provas do CIN como forma de avaliar a nossa performance e competitividade. O arranque do campeonato não foi da melhor forma pois acabámos por desistir ainda na véspera do Rali Coração d’Ouro, quando o Mitsubishi nos apresentou um problema mecânico que nos fez preferir a sua resolução antecipada em detrimento da nossa participação no primeiro rali da temporada. Após a resolução do problema, decidimos participar no rali de Vilarandelo como teste, algo que não estaria no nosso programa inicial. Os bons resultados que entretanto foram surgindo motivaram a equipa e os patrocinadores a participar na totalidade do CIN 2014. A conquista do campeonato foi naturalmente a 'cereja em cima do bolo' num ano onde todos trabalharam para que fosse possível competir no campeonato completo. Mais do que o resultado obtido, fica-nos a ideia de um ano bastante produtivo no processo de evolução da competitividade e capacidade de trabalho.
 
À margem desportiva, e apesar do sucesso que tem pautado o CIN nos últimos anos, 2014 ficou marcado por diversos acontecimentos que fizeram (e ainda fazem) correr muita tinta. Que análise fazes a toda esta situação? Na tua opinião, o que poderia/deveria mudar?
O Campeonato Inter Municípios Norte segue uma ideia que nos agrada no que diz respeito à estrutura e organização dos ralis sprint. Provas mais acessíveis, com pouca quilometragem e a aproximação ao público parece-nos uma aposta ganha na divulgação da modalidade. A fórmula de sucesso do CIN tem, infelizmente, vindo a ser marcada por acontecimentos menos bons. A minha sugestão para 2015 parte pela consciencialização dos pilotos, das equipas, do público e elementos organizativos. 
No que aos pilotos diz respeito, a segurança não pode ser descartada. Decerto que a obrigatoriedade dos elementos de segurança como exemplo do hans, pode ser um 'rombo' no orçamento anual e muito provavelmente algo exagerado no actual panorama mas torna-se um aliado quando o assunto é a alta velocidade. 
Neste mesmo aspecto, as organizações devem estudar os percursos com a consciência que este campeonato é muitas vezes a porta de entrada nos ralis e que por isso mesmo há a probabilidade da participação de pilotos menos experientes. A boa escolha do traçado com a possível inclusão de chicanes de modo a baixar as médias de velocidade nas pec’s antevê à partida uma menor probabilidade de problemas graves em caso de despiste. 
Um aspecto que me preocupa (apesar da responsabilidade ser das equipas) prende-se pelo aval dado à participação de veículos exageradamente alterados quanto à sua estrutura original. Ou seja, veículos de chassis tubular, mecânicas de altas cilindradas em carroçarias de citadinos aumenta a probabilidade de algo correr mal. Mesmo sendo rali sprint, estas provas são baseadas em ralis, o que normalmente inclui as ligações em estrada aberta ao público entre pec’s, penso que este tipo de veículos pode por em causa a segurança da população onde o rali se disputa. Em competição, durante a especial, a montagem artesanal destas viaturas traz um aumento dos riscos tanto para o participante como para o público. 
O promotor Team Baia sempre nos recebeu de forma cordial e com uma grande simpatia, algo que retribuo de forma sincera e que me deixa com a vontade de inverter a imagem negativa deixada em 2014 junto da comunicação social e elementos federativos. O CIN é e poderá ser ainda mais o campeonato de referência nos ralis sprint em Portugal, a estrutura é a melhor no nosso país e pode ainda melhorar. 
 
E para 2015 quais serão os planos da equipa?
Para a época de 2015 pretendo continuar a evolução de aprendizagem. Quero fazer algumas provas do CIN e tentar a incursão nos pisos de terra, piso onde nunca competimos. A escolha das provas ainda não está definida mas deverá incluir algumas provas do CIN e provavelmente algumas do Campeonato FPAK Norte.
 
Será um ano de consolidação para vós, mas também um ano de novas experiências. Com que ambições e objectivos encaras esta nova época?
Nesta nova época a equipa pretende continuar o processo de aprendizagem conforme referido anteriormente. No entanto aguardamos a publicação (demasiado tardia) dos regulamentos gerais por parte da federação de forma a podermos avaliar quais os objectivos a que nos podemos propor com o budget disponível e com os interesses dos nossos patrocinadores.
 
Porquê renovar a aposta no CIN?
O CIN é um campeonato bem pensado e perfeitamente integrado no panorama nacional. Os custos mais baixos tornam-no apetecível aos pilotos que se querem iniciar na modalidade ou correm pelo simples gozo e paixão pelos automóveis. Uma das vantagens do CIN está no seu promotor (Team Baia). O Team Baia faz com que seja mais simples a comunicação entre pilotos e organizadores, algo importante que maior parte das vezes não se consegue num outro campeonato. As zonas dos ralis, a proximidade com o público, a boa receptividade de todos os elementos das equipas, o espírito de camaradagem e entre ajuda são mais-valias que diferem as provas do Team Baia de muitos outros ralis.
 
Obviamente, os apoios são parte imprescindível para a concretização deste projecto. Com que meios poderás contar para esta época?
Este ano a equipa será a mesma que competiu em 2014. A preferência continuará a ser o Mitsubishi Lancer Evo VI navegado por Nuno Oliveira. A preparação continuará a cargo de J.Magalhães e a logística será da responsabilidade da M.C.M.V. Tal como em provas anteriores, a família, os amigos e os patrocinadores assumem um papel fundamental na viabilidade do nosso projecto desportivo. A todos eles aproveito desde já para agradecer por todo o apoio. Por fim desejo também a todos os elementos do Team Baia a continuação de um bom trabalho em prol da modalidade, deixando uma palavra de mérito por tornar um campeonato uma reunião de amigos com espírito competitivo saudável entre concorrentes.
 

ELECTRO MALANGE REPETE PRESENÇA NO CIN EM 2015

Composta pelo piloto Alfredo Guimarães e pelo navegador Marco Vilas Boas, a equipa Electro Malange vai este ano repetir a presença no Campeonato Inter Municípios Norte. Apostando no habitual Mazda 323 GTR de 4 rodas motrizes, a formação de Famalicão enfrenta já no próximo dia 21 de Março o primeiro desafio, o Rali Pedras Salgadas.
 
Para a presente temporada, os objectivos da equipa passam sobretudo por tentar lutar novamente pelas primeiras posições na classe. Marco Vilas Boas conta-nos que "queremos segurar o vice-campeonato conseguido em 2014 tentando melhorar o nosso desempenho, prova a prova. Sabemos que a concorrência está cada vez mais numerosa e sobretudo mais forte, mas não vamos deixar de lutar pelos primeiros lugares, mantendo-nos sempre concentrados no objectivo que é o campeonato dos 4x4."
O conhecido Mazda da equipa irá marcar presença na totalidade das provas do CIN, mas nos horizontes a equipa está também um outro objectivo ambicioso: o Rali de Portugal. 
"Este é já um desejo que eu e o Alfredo partilhamos desde longa data. Participar numa prova tão mítica a nível mundial como é o Rali de Portugal seria para nós um grande privilégio e este ano, com o regresso da prova ao Norte do país, vamos fazer os possíveis para marcar presença, pois para além do realizar de um sonho, entendemos que se reveste de grande importância o destaque que uma prova destas oferece aos nossos patrocinadores", afirma Vilas Boas.
Para a presente temporada, a dupla do Mazda 323 vai contar com os apoios da Electro Malange, Transmagalhães Transportes Lda, Mobilub, Mobil 1, Padaria D. Pedro, Sol Nascente Take Away, Mscfotorali, Noctuare Produce, A. Pereira Competições, Talhos J.Futuro, Recauchutagem Famalicense, Marques & Cruz Metalomecanica Lda, Imagens Armando Leitão, Restaurante Cubata, Drogaria Olinda & Ramos, Lda, JM Auto e Orion - Colchões Medicinais. A todos eles a equipa agradece pelo apoio, bem como aos incensáveis elementos da equipa Pedro Vilaça, Né, Nuno costa, Edu Guimaraes e Manuel Ribeiro.
A Electro Malange vai apresentar-se à partida da primeira prova da época, o Rali Pedras Salgadas, a realizar no dia 21 de Março.
Actualizado em Segunda, 02 Fevereiro 2015 23:57
 

Documentação Geral 2015

> Prescrições Gerais de Automobilismo e Karting 2015
Atenção ao Artigo 18 - Equipamentos de Segurança

> Tabela de Licenças 2015

> Requisição de Licença Desportiva 2015

> Boletim Médico Anual 2015

> Passaporte Técnico/ Atribuição de matrícula

> Calendário Desportivo Geral 2015 

Actualizado em Terça, 24 Fevereiro 2015 21:44
 

Autenticação

Visitas

668557
Hoje20
Ontem451
Esta semana2771
Este mês20

Em linha

Temos 8 visitantes em linha


Relógio

Imagem aleatória

ale3.JPG

Página Team Baia

Newsletter